Sindrome das Pernas Inquietas (SPI)

A síndrome das pernas inquietas é um distúrbio sensório-motor, que se manifesta por sensação desagradável de desconforto nos membros inferiores, que é aliviada pelos movimentos.

Os pacientes referem sensações disestésicas, descritas como agulhadas, formigamento, um “comichão” interno, que melhoram com uma atividade motora intensa, com movimentos vigorosos das pernas em flexão, extensão ou cruzamento. A intensidade e frequência desses sintomas podem variar de acordo com cada paciente.

Os sintomas começam ou pioram em períodos de repouso, com o paciente sentado ou deitado. Sendo assim o paciente sente dificuldade de dormir e de manter-se dormindo. Podendo tem como consequência o sono perturbado, queixas de fadiga, redução de concentração e memória, depressão, ansiedade e sonolência diurna.

O distúrbio, que afeta ambos os sexos, pode começar em qualquer idade e pode piorar com o tempo. Por causa da necessidade de movimentar as pernas o paciente que apresenta este distúrbio geralmente evita situações que exijam longo tempo sentado, como viagens, cinema ou teatros.

Imprimir