Menopausa e sono

Climatério é a fase de transição do período reprodutivo para o não reprodutivo. A Menopausa começa com a última menstruação da vida.

O climatério é o preambulo, onde observamos oscilações na produção do estrogênio e diminuição da progesterona e testosterona.

A menopausa aparece geralmente ao redor dos 50 anos e 80 % das mulheres apresentam sintomas. Podemos dividir os sintomas em físicos e emocionais, sendo que os relacionados com o sono misturam ambos.

Sintomas físicos: fogachos ou ondas de calor, inchaço no corpo e mamas, dores fortes de cabeça , tonturas, diminuição do desejo sexual, atrofia urogenital, com o afinamento e o ressecamento da mucosa que reveste a vagina, causando, em muitos casos, dor durante o sexo, osteoporose , bexiga flácida , nictúria, aumento do peso, perda de memória, diminuição da concentração.

Sintomas emocionais: oscilação de humor, nervosismo, irritação, tristeza profunda e mesmo depressão. Devemos considerar também alguns fatores que acontecem nesta época: mudanças sociais, aposentadoria, mudanças físicas e síndrome do ninho vazio.

A insônia está presente em 50 % das mulheres na menopausa. Uma insônia complexa pois está misturada a outros sintomas como por exemplo calorão, sudorese, múltiplas idas ao banheiro a noite. Outro fator muito importante a considerar na insônia da mulher é a presença de apneias do sono. A principal alteração do sono, no entanto, é a insônia de manutenção.

Características do sono da mulher na menopausa

Leveza no sono, hiperalerta, aumento do cortisol, maior fragmentação do sono, limiar de despertar mais baixo.

Pela expectativa atual de vida das mulheres (80) possivelmente viveremos um terço neste período. Devemos nos preparar para esta etapa da vida. Existem maneiras de diminuir os sintomas e as consequências da menopausa.

O tratamento mais recomendado para amenizar os sintomas da menopausa e a insônia relacionada a menopausa é a terapia de reposição hormonal. Conversar com seu ginecologista sobre riscos e benefícios da terapia hormonal.

Os suplementos mais utilizados são melatonina, Vitamina D, Magnésio L treonato, Gaba, L teamina e 5 HTP (hidroxitriptofano).

Outros tratamentos específicos para a insônia são a terapia cognitiva comportamental, higiene do sono, suplementos e fitoterápicos.

Dentro dos Fitoterápicos temos a Valeriana, Melissa, Camomila, Passiflora, Kava Kava e Mulungu.

A Melhor opção sempre é a prevenção, assim que devemos nos preparar antes de chegar na menopausa e entre as medidas preventivas temos evitar fumar ( sabemos que o tabagismo antecipa o início da menopausa), realização de atividade física, alimentação adequada, acompanhamento regular, boa noite do sono, suplementação e ginástica íntima ( pompoarismo).

Imprimir