7 motivos pelos quais você acorda de madrugada

Despertar no meio da noite e não conseguir voltar a dormir é algo frustrante, e pode acontecer por várias razões. Se isso tem sido frequente para você, confira 7 possíveis motivos que podem estar atrapalhando o seu sono:

  1. Má higiene do sono: Fatores como luminosidade no quarto, ruídos externos, posição inadequada para dormir, consumo de álcool antes de deitar e alimentação pesada podem prejudicar seu sono. Até mesmo o ronco ou os movimentos do parceiro podem interferir.
  2. Medicamentos: Alguns remédios como betabloqueadores, diuréticos, corticoides, teofilina e analgésicos que contêm cafeína podem impactar diretamente a qualidade do sono.
  3. Problemas hormonais: Desequilíbrios hormonais, como os causados pela menopausa ou doenças da tireoide, podem interromper o sono. A menopausa, por exemplo, pode causar ondas de calor, sudorese e a necessidade frequente de urinar, além de contribuir para o aumento de peso.
  4. Problemas emocionais: A ansiedade, depressão e o estresse são grandes vilões do sono, provocando insônia ou despertares no meio da noite.
  5. Doenças do sono: Distúrbios como apneia do sono, movimentos periódicos dos membros, bruxismo e algumas parassonias podem resultar em interrupções constantes durante a noite.
  6. Outras doenças: Doenças que causam dor, como fibromialgia ou problemas ortopédicos, além de doenças neurológicas como Parkinson e demências, podem afetar o sono. Asma e refluxo gastroesofágico também estão entre os possíveis culpados.
  7. Dormidor curto: Algumas pessoas simplesmente precisam de menos sono e podem acordar naturalmente após 6 horas de descanso, mesmo que isso ocorra no meio da madrugada.

Se você se identificou com algum desses motivos, pode ser hora de avaliar sua rotina de sono e procurar ajuda para melhorar sua qualidade de vida.

Imprimir